segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Planejador: O coração do processo de manutenção

Imagine o seu corpo sem um coração
Muitas equipes de manutenção usam o papel do planejador como parte da configuração para planejamento e o processo de programação. O envolvimento do planejador no processo é uma demonstração de valor agregado. O impacto de ter um planejador dentro do grupo não é limitado por melhorias de eficiência e otimização dos custos e utilização dos recursos, mas se estende também a todo o processo de manutenção e trabalho de resolver falhas crônicas dos processos de manutenção.
 
O planejador é comprovadamente o coração do planejamento, programação e um dos braços que suporta todo o processo de manutenção. Como em um ser humano, um forte coração é uma indicação de uma boa saúde geral; um bom planejador é uma indicação de uma racionalização do processo de planejamento. O coração e responsável pela circulação do sangue dentro do corpo, enquanto um planejador é responsável por facilitar o fluxo de trabalho dentro do corpo da manutenção. Você já imaginou o seu corpo sem um coração?
Como você consegue estes benefícios esperados de um planejador? Como ocorre a seleção, desenvolvimento e o uso do planejador em sua organização. O planejador neste artigo significa a pessoa que executa o planejamento e as funções de programação. (Planejador / Programador). Nos parágrafos seguintes, tentarei explorar fielmente o perfil do planejador em simples e práticos trabalhos.
Seleção do planejador
A pessoa certa no lugar certo
Planejador não é o trabalho atribuído a qualquer um da equipe. É necessário desenvolver critérios de seleção que assegurem que a pessoa certa será escolhida. Os critérios devem ser tanto técnicos quanto pessoais e podem incluir:
Uma boa base de manutenção, como um dos profissionais da equipe de manutenção teria, sobre trabalhos específicos, principalmente, mecânicos, instrumentação e elétricos. A vantagem disso é que o planejador esteja familiarizado com a estrutura hierárquica da planta, histórico de equipamentos,  restrições de execução e necessidades especiais. Deve ser uma pessoa que conheça as políticas e procedimentos que são implementados pela empresa. Especialização em trabalhos específicos é uma habilidade fundamental, mas  como uma habilidade suporte, pois o planejador precisará ter conhecimento de múltiplos trabalhos.
Boa comunicação e habilidade de trabalho em equipe. Como parte integrante da equipe de manutenção, o planejador deve abrir os canais de comunicação com outras partes do processo (operação e times de manutenção). Isto facilitará a construção de parcerias com outros grupos interessados.
Conhecimento de informática. Serve como habilidade suporte e trará mais qualidade aos trabalhos do planejador.
Apresentação de conceitos de planejamento e filosofia para uma pessoa será muito fácil e ficando imerso nos processos de planejamento e programação será mais fácil e acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário